top of page

O Movimento Cultural Fazendo Arte, foi fundado em 12 de fevereiro de 2000 através do contato do arte-educador Genivaldo Francisco com um grupo de rapazes que viviam na comunidade vivenciando uma situação de risco social, mas que apesar disso tinha um grande talento para dança, pois viviam freqüentando os clubes de pagode da cidade. O desejo do coreógrafo era fazer algo que mudasse a vida daqueles jovens.

Esta experiência fortaleceu ainda mais a convicção e a necessidade da realização de um trabalho de resgate da cidadania e daí surgiu à oportunidade de fazer um trabalho social com os próprios, levando a dança como objeto de resgatar a cidadania dos mesmos.

No início foi bastante difícil, as dificuldades foram grandes, sem espaço para ensaio, sem som para a realização do trabalho, mas a vontade era grande de fazer o projeto andar e mostrar a sociedade que aqueles jovens tinham condições de chegar onde eles se encontram, se a proposta inicial era apenas o resgate da cidadania através da arte e da dança, com o tempo os jovens se transformaram não só em cidadãos, mas em artistas profissionais, conseguindo o reconhecimento em um lugar ao sol.
Nestes dez anos o Movimento Cultural Fazendo Arte, despertou em outros jovens à vontade de seguir os passos deles, e assim formaram mais grupos culturais voltados para as varias linguagens artísticas tais como a dança, capoeira e percussão e teatro que são: Balé Afro Arte e Vida, Brasiliano CIA de Teatro e Dança, Grupo de Teatro Drão, CIA de Arte Maquinaria, Balé Chegança E CIA DE Dança Nordeste e Balé Brincantes , todos esses formam o Movimento Cultural Fazendo Arte onde a linha de ação é a formação artístico cultural, acompanhamento escolar e familiar oportunizando ações sócio-educativa através da arte de educar.

Depois vieram a oportunidades de participar das amostras e festivais de dança e música como: 7º Festival de Danças Folclóricas de Blumenau/SC, 8º, 10º e 12º Festival de Dança do Recife/PE, 1ª e 4ª Amostra Brasileira de Dança/PE, entre outros no decorrer dos anos e se apresentando nos programas de televisão local (TV Guararapes, TV Tribuna, TV Universitária, TV Nova e TV Jornal).
Com o seu talento mostraram não só a comunidade onde vivem, mas a sociedade como um todo, que basta acreditar nos sonhos para que eles possam se tornar realidade.

No dia 05 de janeiro de 2008 o movimento deu mais um grande passo na sua caminhada, teve oficializado a sua filiação à ARTEPE (Associação de realizadores de teatro de Pernambuco), onde a partir desta data todos os grupos do movimento terão os seus trabalhos reconhecidos como trabalhos artísticos e sociais facilitando a sua ampliação e participação em vários segmentos artísticos
Isso prova que a parceria de unir o social com o teatro a música e dança dá certo e fez tornar mais sólido o trabalho que o Movimento Cultural Fazendo Arte exerce na comunidade, fazendo assim a arte da periferia nos palcos da vida.



OBJETIVO DO MCFA

O Movimento Cultural tem como responsabilidade o estímulo e desenvolvimento artísticos baseados em práticas pedagógicas lúdicas e saudáveis que possibilitem aos adolescentes e jovens da região metropolitana do Recife o fortalecimento da sua identidade cultural e vínculo social.



1. Promover a inclusão de adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal, estimulando sua auto-estima enquanto cidadão;
2. Contribuir para o processo de formação de novos agentes sociais na comunidade;
3. Oferecer atividades artístico-pedagógicas que oportunizem a inclusão social dos adolescentes e jovens;
4. Contribuir para os valores e divulgação da cultura regional;
5. Promover a inclusão de adolescentes e jovens através da dança;
6. Contribuir para o fortalecimento da história e cultura de matriz africana através de pesquisas e estudos;

7. Resgatar junto aos adolescentes e jovens valores do ser humano, como:auto-estima, solidariedade, respeito às diferenças e à cidadania.I'm a paragraph.

Sobre Nós

bottom of page